Snapinsta.app_320407135_525173762871415_8174198403720609723_n_1080

Eletroestimulação combinada com tratamentos estéticos funciona?

A tecnologia alemã de eletroestimulação de corpo inteiro (WB-EMS) pode, além de ser utilizada em treinamentos físicos e tratamentos de saúde, ser combinada com procedimentos estéticos. Um deles é a aplicação de colágeno e uma das confinadas do programa Big Brother Brasil, a modelo Yasmin Brunet, é adepta da técnica e de treinos feitos com miha sob a supervisão do embaixador da marca no Brasil, Marcio Lui.

Mas afinal, o que é o colágeno e ele realmente funciona dentro de uma rotina com exercícios físicos com WB-EMS para dar aquela turbinada em partes do corpo como o bumbum, coxas, pernas e braços?

Segundo a fisioterapeuta Letícia Machado e equipe, que conta com nutricionista em Porto Alegre, o colágeno é uma proteína versátil, naturalmente presente em diversas partes do corpo (cartilagens, ossos, tendões) e que pode ser utilizada como suplementação, quando há falta ou insuficiência dela, para muitas finalidades, como melhorar a qualidade da pele, cabelos e unhas, por exemplo, além da aspectos como aumento da força muscular e ganho de massa magra após os treinos.

No entanto, é preciso ser cuidadoso no consumo e aplicações indiscriminadas, especialmente por conta própria e sem o acampamento de um profissional de saúde qualificado. Outro ponto que deve ser levado em conta é que há poucas evidências científicas de que suplementar ou aplicar colágeno em partes do corpo vá turbinar as curvas ou grupos musculares desejados.

Letícia explica que nada substitui investir em um estilo de vida saudável e focado em pilares como o exercício físico regular, alimentação balanceada com legumes, verduras e frutas no cardápio, beber água e investir em noites com sono reparador. “Aplicação com colágeno pode ajudar, mas não faz milagre sozinho. Por isso, gosto de combinar miha com tratamentos estéticos porque vejo bons resultados nos meus pacientes. Mas sem bons hábitos, fica mais difícil alcançá-los”.

E como funciona com a eletroestimulação neste caso?

A fisioterapeuta gaúcha conta que as sessões com miha, aliada a tratamentos com colágeno para mulheres e homens, pode gerar benefícios como ganho de massa magra e melhora da composição corporal. “A eletroestimulação de corpo inteiro utiliza modulações de média frequência que, além de desenvolverem a musculatura, ainda conseguem oxigenar melhor os tecidos e estimular a circulação sanguínea e linfática”.

Segundo ela, a tendência é o tecido gorduroso diminuir e a produção de colágeno ser estimulada, melhorando o aspecto de pele ondulada e flácida. Com o passar do tempo, nosso corpo passa a ter mais dificuldade em gerar a proteína de forma natural, especialmente em quem não cuida da saúde da pele, fuma e dorme mal. Excesso de consumo de carne vermelha também pode intensificar o problema, mesmo que ela seja rica em colágeno.