ems e proteses

De olho no verão na hora do treino

O início de um novo ano e do verão costumam trazer uma resolução ou promessa que muitos se fazem na virada: vou me cuidar mais, fazer mais exercício físico e levar uma vida mais saudável. Mas ao invés de sair correndo atrás do prejuízo, especialmente após as festas e férias, a melhor saída é planejar, a médio e longo prazo, abraçar uma nova rotina e que pode ter os treinos com eletroestimulação de corpo inteiro (WB-EMS) nela, além de redobrar os cuidados de se treinar quando as temperaturas estão altas.

Por isso, a miha separou algumas dicas para que você curta seu verão fitness com responsabilidade, se proteja e alcance bons resultados. Confira abaixo!

De acordo com o consultor técnico da miha Brasil, Murilo Ianeli, não há restrição de exercícios (força, aeróbicos) por conta das temperaturas elevadas no início do ano e sim, na atenção para os cuidados que devem ser tomados nos treinos. “Muito importante evitar treinos ou atividades intensas após às 10h e antes das 17h, especialmente em ambientes abertos, assim como evitar a exposição direta ao sol, seja para se exercitar quanto para andar debaixo dele. No horário de pico, não se esqueça de se hidratar antes, durante e após as atividades e se o dia estiver muito quente, mesmo fora do pico, recomendo diminuir a intensidade dos exercícios, usar roupas mais leves e abertas, e, por último, em qualquer sinal de fadiga extrema ou mal-estar, pare imediatamente.

Murilo ainda alerta que deve haver atenção dobrada para não se ter uma desidratação e que o recomendado para cada pessoa é tomar um copo de água americano, com cerca de 200ml, a cada hora do dia, totalizando uma média de 2L diários. Ele pontua que tanto o exercício de força quanto a atividade aeróbica podem ser feitos durante os meses do verão e restante do ano, pois são estímulos diferentes para objetivos diferentes, mas que se complementam. “É sempre melhor entender o objetivo do aluno, fazer a anamnese e traçar uma estratégia segura e eficaz para auxiliá-lo no alcance do objetivo”.


Vantagens do treino com eletroestimulação no calor

Para quem ainda não treinou com miha e tem curiosidade em experimentar, é importante ressaltar que a tecnologia, lançada em 2007, na Alemanha, e desde 2016 no Brasil, é um treino que oferece o menor impacto possível nas articulações e é focado em qualidade, seja ele individualizado ou para duas pessoas no máximo. As sessões podem ser realizadas em ambientes internos ou externos, desde que sejam observados os cuidados com o aluno e o equipamento na exposição ao sol, especialmente na faixa das 10 às 17h. Lembre-se que a saúde de quem vai realizar o treino e da máquina deve ser um ponto focal na rotina do profissional que trabalha com WB-EMS.

A segurança deve vir em primeiro lugar para que o aproveitamento do treino seja o melhor possível. Por isso, é fundamental se ter um profissional certificado, qualificado e com experiência para cuidar do treinamento de um ou, no máximo, dois alunos por sessão e que não estejam a mais de 120 centímetros do equipamento. A proximidade física entre treinador e participante é importante para manter o contato visual, controle dos estímulos, correção dos movimentos, troca de feedback constante e a interrupção imediata da aplicação em caso de emergência ou efeitos colaterais não intencionais, por exemplo. No caso de equipamentos com botões, há um controle maior na regulagem dos estímulos.

A evolução das sessões também deve ser levada em conta pelo/a profissional, que deve apresentar a tecnologia e como ela funciona no corpo na aula experimental. No caso de continuidade do alunou ou aluna, é recomendado seguir-se o período inicial de 10 semanas, chamado de fase de condicionamento, onde os estímulos devem ser feitos com intensidade submáxima. Lembre-se de que cada pessoa está em um estágio de evolução física e possui um organismo único. Por isso, investir em treinos seguros e com objetivos claros nunca é demais.