O Brasil é um dos países com números cada vez maiores de população idosa. Segundo o último censo, divulgado em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 31.2 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos, o que representa 14,7% do total de 215 milhões. Com a expectativa de se viver mais, a longevidade saudável passa a ser uma preocupação. Mas quais são os caminhos para se chegar até ela?
No quarto episódio da série de podcasts especiais feitos entre a Fitness e a miha Brasil , que será lançado neste dia 5 de julho (sexta-feira), o médico Lucas Leite ensina hábitos que devem ser adotados para quem deseja viver mais e melhor. O programa, intitulado de “caminhos para a longevidade”, estará disponível tanto no YouTube das duas empresas, quanto no Spotfy da Fitness Brasil.
Segundo Lucas, que é especializado em ortopedia, quatro pontos são fundamentais na busca por uma vida mais longeva e com saúde para aproveitá-la: nutrição, hidratação, sono e exercício físico. Ele ainda cita no programa que o acompanhamento médico, odontológico, e estar de bem com a vida também não devem ser ignorados. “É muito melhor investir nessas frentes pensando em saúde do que para se tratar de uma doença”.
Eletroestimulação como ferramenta de movimento
A prática de atividade física resistida, ou exercício físico, auxilia na capacidade cardiopulmonar, além do ganho de massa muscular. Para Lucas, isso é fundamental para melhora da autonomia, desenvolvimento de substâncias ligadas a capacidade cerebral, estímulos neurológicos e cognitivos. Ele ainda menciona que hoje, há disponível no mercado aparelhos de eletroestimulação de corpo inteiro, onde é possível fazer o exercício físico de forma passiva e ajuda quem tem uma artrose ou hérnia lombar, por exemplo.
“ Para quem não gosta de se movimentar, sempre digo que é possível começar com caminhadas leves, aumentando o ritmo conforme se sinta desafiado, além de agachamentos e abdominais. São três atividades simples para começar a ter uma rotina mais intensa e que podem mudar o destino da sua vida, pois músculo e ossos andam juntos. É preciso criar um estoque ósseo para viver bem, trabalhar o estímulo mecânico visando a qualidade de vida”.
Lucas também é enfático que a saúde e uma vida longa passam pelo que é posto no prato. Segundo ele, é preciso valorizar alimentos que a própria natureza oferece, além de evitar os que possam fazer mal, como os enlatados e os ultra processados. “Alimentos que duram demais não pode ser boa coisa, pois eles vem com excesso de conservantes e químicas. Dieta simples faz diferença”.
Água e sono em dia
Outra dica importante para quem busca a longevidade saudável é o consumo regular de água filtrada desde cedo. Para o médico, tudo no nosso corpo depende do líquido, como o funcionamento do intestino, da musculatura, saúde da cabeça, dos tecidos, cartilagens articulares. Lucas explica que há muitas pessoas que tem dores de cabeça constantes e que isso é um sinal claro de quem tem desidratação, ou não bebe água na quantidade ou intervalos adequados. Cada um possui uma quantidade certa de consumo, mas o recomendado é se tomar cerca de 2 litros de água por dia, sendo um copo de 100ml a cada 60 minutos.
A boa qualidade do sono também não pode ser ignorada, pois ela recicla todos nossos hormônios, além de descansar corpo e mente. “Ele recicla nosso corpo, repõe os níveis de testosterona, cortisol, melatonina, acerta o ciclo circadiano”, diz Lucas, que recomenda evitar-se a exposição excessiva a telas no período da noite, pois elas produzem excesso do hormônio dopamina no organismo em um momento em que é necessário desacelerar e produzir melatonina. “ O sono é um dos pilares para uma vida saudável”, reforça.
Outros pontos abordados no programa e debatidos pelo médico Lucas Leite Menos são evitar a exposição excessiva ao álcool, além de não fumar.
<p>The post Caminhos para se alcançar a longevidade first appeared on Miha.</p>
Nosso Distribuidor no Brasil
A Dignitus é a empresa que mais entende de eletroestimulação.
Holding austríaca-brasileira, com sede em Viena e no Rio de Janeiro, a empresa atua no processo de importação e exportação de produtos e na consultoria e gestão de negócios.