Compartilhe nosso conteúdo nas redes!

 

Bruna Marquezine tem um rotina movimentada, mas faz tudo que pode para manter os hábitos saudáveis que lhe renderam o corpão que ostenta na TV. Além da alimentação saudável, a atriz pratica exercícios físicos regularmente com seu personal trainer, Chico Salgado. Mas para turbinar os resultados de tanto esforço, Bruna tem se dedicado a uma nova modalidade, que já virou febre entre os famosos: o treino EMS, técnica que trabalha todos os músculos do corpo.

Procurado pelo EGO, Chico contou que conheceu a novidade recentemente e após uma aula experimental percebeu que o método realmente poderia gerar benefícios de uma maneira diferente do treino convencional. “É muito bom, mas não é milagroso. Para quem já treina e tem boa alimentação, ele traz novos estímulos e aumenta a quebra de fibras musculares, então potencializa todos os exercícios que fizer”, disse ele. O método, que até então era utilizado apenas por atletas de ponta como Usain Bolt e Rafael Nadal, consiste em praticar atividade física usando uma roupa especial com dez pares de eletrodos integrados. Quando o aluno contrái a musculatura para praticar o exercício, o esforço é potencializado pelo estímulo proporcionado pelo aparelho, melhorando sua qualidade e eficácia.

Entretanto, Chico frisa que ele não pode ser feito mais do que duas vezes na semana e por um tempo limite de 20 minutos por sessão. “Só pode ser feito por 20 minutos. Mais do que isso não é aconselhado. Na véspera e no dia seguinte do treino você também não pode fazer um novo treino de força, mas pode perfeitamente fazer um aeróbico e é até recomendável que o faça para ajudar a soltar a musculatura”, explicou.

O personal, que apresentou a novidade para nomes como os atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso e a promoter Carol Sampaio, disse que a técnica já está se popularizando porque os adeptos logo percebem diferença no corpo. “Inclusive, já está sendo usado no preparo de times de futebol nacionais como o Vasco, além de times internacionais. A diferença para a musculação é que ele atua em uma musculatura mais profunda. Fiz apenas seis aulas até o momento, mas deu para perceber que você adquire um tônus mais rápido que o normal”, afirmou.

Chico também frisa que o aparelho, chamado miha bodytec , permite que cada grupo muscular seja trabalhado de forma individual, já que cada grupo muscular recebe uma dose individual de estimulação elétrica. Para uma resistência ainda maior, os eletrodos são umedecidos e é vestida uma roupa especial de algodão. Atualmente, o aparelho pode ser encontrado em uma academia em Ipanema , na Zona Sul do Rio. No espaço, as aulas são agendadas por horário e apenas dois alunos podem fazer o treino por vez. Entre os benefícios listados estão ganho de massa muscular, queima de gordura e redução da celulite.

“Eu uso dois tipos de treino quando faço aulas com essa técnica: um de força, que atua bem na hora da contração muscular, e outro chamado metabolic, que são 20 minutos dando estímulo contínuo para os músculos. Você sai exausto. Foi que eu fiz com a Bruna: fiz 10 minutos de um treino e 10 do outro”, contou Chico, que pretende até fazer um curso no exterior para se aprimorar mais no conhecimento da técnica.

Na terça-feira, 31, foi a segunda vez que Bruna fez o treino EMS. “O que teve de novo dessa vez foi que usei movimentos de luta para potencializar ainda mais a parte cardiovascular e ela saiu morta. Gostou tanto que voltou. Mas é importante lembrar que a Bruna concilia o EMS com outros tipos de atividade como a musculação e a luta, que ela já vinha fazendo”, pontuou. Questionado sobre o foco do treino, comentou: “Todas as mulheres, não só ela, acabam focando mais em perna, glúteo e abdômen”.

Chico lembrou que a primeira vez em que ouviu falar do método, ficou em dúvida se realmente funcionava. “Em um primeiro momento fiquei meio descrente e levaram o aparelho até mim para eu conhecer. Aí fiz um supertreino e amei. Como pedi para colocarem a carga máxima porque ainda não tinha consciência do quanto o aparelho trabalhava a musculatura, acabei exagerando e fiquei uns três dias sem andar direito (risos). Aí levei Giovanna, Bruno, e todos voltam”, falou.

Até Grazi Massafera e o namorado, Patrick Bulus, já foram vistos fazendo o treino. O personal explica que para os famosos, a modalidade caiu como uma luva “porque é rápido e eficaz”.


Por Michelle Dignitus 11 de fevereiro de 2025
Curso inédito da miha oferece aplicação teórica e prática da eletroestimulação em idosos Curso será realizado, de forma online, nos dias 22 e 23 de março, e é inicialmente voltado para quem já possui alguma experiência no uso da tecnologia O Brasil, assim como muitos lugares do mundo, tem se deparado com o fenômeno do envelhecimento acelerado, aumento da expectativa e qualidade de vida de suas populações. Atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 15% dos brasileiros possuem 60 anos ou mais, e a expectativa é que eles sejam mais de 30% por volta de 2050, além de representar uma das forças econômicas e de consumo. É necessário olhar com olhar mais apurado a população idosa e buscar por ferramentas e conhecimentos que ofereçam aumento na qualidade de vida desse grupo tão importante. Especialmente para quem é profissional da saúde, como fisioterapeutas, médicos e professores de educação física, atualizar conhecimentos nunca é demais. Pensando nisso, a miha Brasil , marca pioneira e mais tradicional de eletroestimulação de corpo inteiro (WB-EMS), se uniu à sua embaixadora Nícia Rocha para criar um curso inédito no mercado, cujo objetivo é o de discutir e ensinar aplicações e práticas com a tecnologia em idosos. Segundo Nícia, que é especialista em reabilitação e trabalha com WB-EMS desde 2019, a ideia de desenvolver o curso de especialização surgiu da necessidade de compartilhar seus conhecimentos com um grupo maior de profissionais. “Para se trabalhar de forma eficaz com idosos, é preciso entender antes aspectos fundamentais, como a parte fisiológica de cada paciente, além de saber como deve ser o trabalho com grupos com risco de fragilização e outros com o perfil robusto. É preciso aprender a usar os protocolos corretos e as correntes para cada um dos casos, doenças. É muito importante ter conhecimento da parte clínica para saber como oferecer o melhor para cada caso”, destaca. A profissional de Belo Horizonte espera que o novo curso possa abrir a mentalidade de profissionais da saúde e que eles consigam enxergar o idoso de forma completa e entenda que, trabalhar com esse grupo é bem diferente do que trabalhar com um adulto saudável. “O idoso possui uma série de nuances, e, com nosso envelhecimento, também chegam desafios como o declínio da massa muscular e a maior dificuldade em ganhá-la. A eletroestimulação de corpo inteiro, aliada de forma inteligente a outras ferramentas, pode ajudar no aumento da cognição, força, equilíbrio, prevenção de quedas. Mas para se alcançar isso, o profissional precisa obter a teoria e prática em sua formação”.
Por Michelle Dignitus 20 de janeiro de 2025
Treinar com eletroestimulação impacta saúde cardiovascular de adultos saudáveis
Por Michelle Dignitus 16 de dezembro de 2024
Negócios de bem-estar para ficar de olho em 2025
Mais Posts